Diferente dos adultos, os bebês perdem calor com mais facilidade, por isso, precisam estar bem agasalhados em qualquer época do ano. Os pais de primeira viagem podem ter muitas dúvidas quanto a isso, será que é preciso vestir várias camadas de roupas? Enrolar o bebê em uma manta de microfibra?
Veja dicas de como manter a temperatura ideal com as roupinhas e acertar na escolha das peças a serem usadas conforme o clima:
Guarde as roupas longe da umidade
Quando for guardar as roupas do bebê, procure por um espaço livre de umidade. O ideal é ter um gaveteiro no próprio quarto do pequeno, preferencialmente em local bem arejado.
Outra dica é evitar acumular várias peças uma em cima da outra, coloque apenas uma enrolada e lado a lado com outras do mesmo modelo. Por exemplo, uma gaveta pode ser dedicada apenas aos bodys e outra para as meias.
Separe tudo o que vai vestir no bebê
Antes de trocar a roupinha ou levar a criança para o banho, já separe tudo o que vai vestir no bebê. Deixe ao lado do berço ou do trocador. Após secar bem o pequeno, coloque a fralda e comece a colocar as peças.
Se o dia estiver muito gelado, um truque interessante é ligar o aquecedor também no quarto, para deixar tanto o ambiente quanto as roupas mais quentinhos.
No verão, opte por menos peças
Os dias mais quentes permitem diminuir um pouco a quantidade de roupas, porém, como explicado no começo do texto, os bebês perdem calor mais facilmente. Isso significa que qualquer ventinho, para eles, já faz diferença.
Aposte nos bodys de manga curta ou em uma camisetinha acompanhada da fralda. Caso esteja preparando o pequeno para dormir, coloque uma mantinha leve por cima, pois ele pode sentir frio na madrugada.
Dias frios pedem mais roupas
O inverno costuma ser a época mais trabalhosa para os pais, afinal, são mais roupas a serem vestidas no bebê. Além de aquecer o ambiente onde é feita a troca, como o quarto dos pais ou do bebê, já separe bodys de manga longa, calças e meias.
Os sacos de dormir também são interessantes. São roupinhas vestidas na criança sem limitar os seus movimentos e ajudando a mantê-la aquecida durante a noite.
Prefira cobertores mais leves
Nos dias frios, o truque está em vestir mais roupas e não carregar na quantidade de cobertas. Adultos e crianças maiores conseguem se cobrir e descobrir com facilidade, porém, no caso dos bebês, há o risco de asfixia.
Prefira tecidos mais leves para mantas, colchas e cobertores e use apenas na finalização. Caso o bebê seja mais agitado, o saco de dormir pode ser mais interessante no intuito de aquecê-lo.
Como observar se o bebê está com frio ou calor?
Como ainda não sabem falar, os bebês demonstram seu incômodo com a temperatura por meio do choro ou resmungos. No inverno, se achar que o bebê está com calor, basta diminuir uma das peças de roupa, geralmente a mais externa, como o casaco de moletom ou o saco de dormir.
No verão, caso a questão seja o calor, vale pensar em trocar o body por um mais leve e soltinho no corpo, ou deixar o pequeno de camiseta e fralda.
Para identificar se o bebê está com frio ou calor, nunca coloque as mãos em regiões que perdem calor facilmente, como os pés. Veja como está a barriga ou as costas. Se o pequeno está quente demais, não é preciso se desesperar, nem sempre é sinal de febre. Basta retirar uma peça de roupa ou diminuir a temperatura do ambiente.