Bitcoin: ouro digital ou bolha financeira?

O Bitcoin é a principal criptomoeda do mercado digital. Apesar de atrair o interesse de muitos investidores brasileiros, há muitas dúvidas sobre o futuro da criptomoeda. Pela alta volatilidade, muitos questionam se o Bitcoin pode ser um ouro digital no futuro ou se é apenas uma bolha financeira. 

Junto a essa criptomoeda chega a estrutura revolucionária do blockchain, o que permitiu o surgimento de diversas concorrentes do Bitcoin, que também aparecem como boas opções de investimento. Aqui, vamos te apresentar as principais vantagens e desvantagens do Bitcoin e te mostrar se vale a pena investir na criptomoeda. 

Bitcoin tem potencial para ser um “ouro digital”? 

O conceito do Bitcoin como “ouro digital” surgiu nos últimos anos devido à forte valorização da moeda. Limitada a 21 milhões de unidades, há uma expectativa de que o Bitcoin se torne uma reserva de valor digital para investidores, o que antes aconteceu e acontece com o ouro. 

Com uma trajetória ainda curta no mercado, é difícil saber se o Bitcoin conseguirá trilhar o caminho para se tornar uma reserva de valor no futuro. Isso porque a moeda deve parar a sua mineração nos próximos anos e será preciso apontar formas para investidores seguirem considerando a criptomoeda como um ativo de valor no futuro. 

Por essas questões, muitos economistas apontam o Bitcoin como uma “bolha financeira”. Para que você possa entender, uma bolha se caracteriza por um ativo que começa a se valorizar de forma não natural, principalmente por conta da especulação, e pode cair a qualquer momento, gerando fortes perdas para os investidores.  

Um dos mais famosos economistas contrários ao Bitcoin é Tidjane Thiam, ex-presidente do Credit Suisse, que ainda em 2017 dizia que o Bitcoin era uma bolha financeira. Thiam afirma que o objetivo de comprar e vender Bitcoin é ganhar dinheiro, o que seria a definição de bolha especulativa. 

Na época, o executivo ressaltava que o Bitcoin teria de passar por vários desafios, entre eles o anonimato e maior aceitação por parte dos bancos, por conta de problemas relacionados à lavagem de dinheiro. Qual será o futuro do Bitcoin? Bom, é preciso ficar atento e acompanhar esse mercado de perto para saber. 

Quais são as principais vantagens e desvantagens do Bitcoin? 

Falando no cenário atual, investir em Bitcoin oferece diversas vantagens e desvantagens para investidores. É importante avaliar as características da criptomoeda antes de investir, então confira abaixo as principais vantagens e desvantagens do Bitcoin.

Vantagens 

  • Descentralização: uma das maiores vantagens do Bitcoin é a descentralização. Não é preciso intermediários para realizar transações de compra e venda. 
  • Rede segura: o blockchain proporciona um alto nível de segurança nas transações com Bitcoin, permitindo a descentralização do sistema e garantindo o anonimato dos usuários. 
  • Taxas baixas nas negociações: nas transações intermediadas por exchanges (corretoras de criptomoedas), as taxas aplicadas para compra, venda e saque de Bitcoins são bastante baixas. 

Desvantagens 

  • Baixa aceitação: o Bitcoin ainda não possui grande aceitação em bancos e empresas tradicionais, o que limita o uso do Bitcoin para pagamentos no dia a dia. 
  • Falta de regulamentação: o uso de criptomoedas para lavagens de dinheiro traz a necessidade de regulamentação do Bitcoin em todo o mundo, o que já está em pauta no Brasil. 

Vale a pena investir em Bitcoin? 

Sim, vale a pena investir em Bitcoin, mas é preciso ter bastante cuidado. É importante entender que a maioria dos investidores usa o Bitcoin não como reserva de valor, mas como ativo especulativo. Nesse sentido, ao investir em Bitcoin, o ideal é que você acompanhe o mercado e possa tomar decisões de compra e venda com maior assertividade. 

Se você pretende usar o Bitcoin como reserva de valor, é importante ficar ligado na alta volatilidade desse mercado. A dica é colocar, no máximo, 5% do seu patrimônio investido em Bitcoins. Assim, caso as coisas não saiam como esperado, a perda será mínima — e com pouco capital investido, é mais fácil passar pelos períodos de baixa da moeda com mais tranquilidade.

Conteúdo desta página

Bitcoin: ouro digital ou bolha financeira?

pexels picjumbo com 55570 210644

Exemplo de mensagem instantânea

Descubra como as mensagens instantâneas revolucionaram a comunicação moderna, sendo enviadas por meio de aplicativos. A comunicação instantânea revolucionou a forma como nos conectamos, permitindo

Leia também