Entenda os efeitos da creatina na sua performance nos treinos

Entenda os efeitos da creatina na sua performance nos treinos

Quem pratica exercícios com regularidade ou tem interesse em começar a praticá-los precisa saber que os exercícios são apenas uma das partes desse processo. Para potencializar os resultados obtidos em treinos físicos na academia ou na prática esportiva como um todo, é fundamental conciliá-los com uma alimentação equilibrada e com uma suplementação de qualidade e adequada.

Atualmente, quando se discute a compra de produtos fitness, muitos profissionais recomendam a compra da creatina. Essa substância provou ser uma aliada valiosa não só para melhorar a performance em treinos físicos mas também para garantir mais qualidade de vida para as pessoas. Entenda melhor as características desse composto e seus benefícios no texto abaixo.

O que é?

Muitos podem já ter ouvido falar nela, mas não sabem o que é, exatamente, a creatina. Trata-se de uma substância que o corpo produz naturalmente, sendo que ela é feita por três aminoácidos: arginina, glicina e metionina. Além da sua produção natural, ela pode ser consumida na alimentação, por meio da ingestão de peixes e carnes.

Outra possibilidade é consumi-la como suplemento na forma de substância em pó, sendo que ela deve ser diluída em água ou em uma bebida da preferência do indivíduo. O corpo armazena a substância nas fibras musculares, sendo que uma parte menor vai para o cérebro.

Para o que ela serve?

No organismo, a creatina atua como uma fonte de produção de energia para as células dos músculos. Isso ajuda a melhorar a força e o tônus muscular, o que a torna uma substância indicada para quem pratica atividades físicas. Entretanto, seu consumo só pode ocorrer após a devida avaliação médica e dentro da dosagem indicada, já que, se for consumido mais do que a margem segura, pode haver uma sobrecarga dos rins.

Quais as vantagens de tomar creatina?

Existem vários benefícios de fazer a inclusão correta dessa substância na dieta. Isso porque, além de desenvolver o desempenho nos exercícios, a creatina é capaz de proporcionar mais qualidade de vida. Confira algumas dessas vantagens abaixo.

Aumento da massa muscular

Um dos principais usos dessa substância é para reforçar o corpo contra a sarcopenia, ou seja, a perda de massa muscular. Tanto que, além de ser usada por pessoas que treinam, é muito indicada para pessoas idosas ou aquelas que estão em recuperação após internação ou que ficam muito tempo acamadas. Com isso, a creatina acaba oferecendo mais qualidade de vida para que as pessoas façam suas atividades diárias.

Melhora na recuperação dos músculos

No caso de quem faz exercícios físicos regularmente, há uma necessidade natural de recuperar os músculos. A creatina realiza um papel importante nesse contexto, diminuindo a inflamação e os danos causados às células pelos treinos intensos. Além disso, ajuda a reequilibrar o pH muscular, e todos esses fatores, combinados, ajudam a pessoa a aumentar a massa magra.

Prevenção de doenças crônicas

Além dos ganhos obtidos durante o treino, a creatina também é benéfica pois ajuda a prevenir doenças crônicas. Claro, apenas o seu consumo não basta, já que o certo é conciliá-la com a prática de atividades físicas regulares e uma alimentação equilibrada, além de evitar hábitos nocivos como fumar.

Porém, como a creatina eleva o ganho de massa magra no organismo, ela colabora para melhorar a densidade óssea do corpo. Assim, há uma redução das chances do desenvolvimento de doenças cardíacas, já que a substância faz com que se gere níveis mais baixos de homocisteína, que está ligada a doenças como ataques cardíacos e derrames.

Quando é indicado tomar creatina?

Apesar das vantagens descritas acima, o recomendado não é correr para comprar creatina e começar a consumir de imediato. A inclusão desse suplemento na dieta deve ser discutida com um profissional de saúde, como um nutricionista. É ele que irá aconselhar em relação à necessidade de ingeri-la e também sobre a quantidade. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) recomenda o consumo de 3g por dia, mas essa dosagem pode ser regulada para cada caso.

Com o consumo aprovado, saiba que não faz diferença quanto à parte do dia em que você irá ingeri-la. Uma vez que os efeitos não são imediatos, não há necessidade de tomar antes ou após o treino. Aqui, o segredo é consumi-la com regularidade, já que é isso que fará diferença.

Conteúdo desta página

Entenda os efeitos da creatina na sua performance nos treinos

Leia também