É comum o medo das panelas de pressão, principalmente entre jovens adultos e pessoas que não têm muita intimidade com a cozinha. Porém, usando corretamente, esse tipo de panela pode ser muito útil e traz diversos benefícios. É sobre isso que falaremos a seguir!
Quais são os benefícios de usar a panela de pressão?
Se você ainda precisa de motivos para comprar ou usar a sua panela de pressão, aqui vão alguns bons argumentos favoráveis.
Rapidez no cozimento
Este é um dos principais pontos positivos do uso da panela de pressão. Isso acontece porque a pressão dentro da panela é maior e, dessa forma, a água ferve acima do seu ponto de ebulição, que é de 100°C.
O feijão, por exemplo, um alimento comumente feito na panela de pressão, demora em torno de 10 a 15 minutos para cozinhar, a partir do momento que ela pega pressão. Já na panela comum, ele pode levar por volta de 2 horas para ficar pronto.
A panela de pressão de alumínio esquenta ainda mais rápido, devido ao seu material, fazendo com que ela pegue pressão em pouco tempo.
Conservação dos nutrientes
De acordo com um estudo feito em 1995 pela Universidade CSS Haryana de Agricultura da Índia, a panela de pressão é a melhor técnica de cozimento para conservação da vitamina C e do betacaroteno.
Já um estudo de 2007 do The Journal of Food Science indicou que o uso desse tipo de panela para cozinhar brócolis mantém 90% da vitamina C desse alimento. Se comparado ao processo de cozimento em água fervente, fica claro a diferença: na panela de pressão, há conservação de 78% da vitamina, enquanto na água fervente a conservação é de 66%.
Além disso, o menor tempo de cozimento também influencia na perda do valor nutricional dos alimentos, pois, quanto mais tempo o alimenta passa em altas temperaturas, mais os nutrientes são perdidos.
Menor uso de gordura
Ao cozinhar seus alimentos na panela de pressão, você terá menos necessidade de usar gordura, pois a maciez é garantida devido à pressão. Isso é ainda mais importante para pessoas que têm doenças cardíacas, hipertensão e diabetes.
Menos perda de água e maior concentração de sabor
Como a panela de pressão fica bem-vedada, há menos perda de água dos alimentos durante o cozimento. Também pelo mesmo motivo, o sabor do alimento e dos temperos acrescentados fica mais concentrado.
Como usar a panela de pressão de maneira segura?
Agora que você já conhece as vantagens de usar a panela de pressão, talvez esteja mais inclinado a adquirir uma ou passar a usar a que você já tem, não é mesmo? Então, vamos às dicas para que você possa usá-la sem medo e de forma segura:
- verifique se as válvulas de pressão e segurança estão limpas, retirando todo o excesso de gordura ou qualquer outra sujeira que possa ter ficado ao longo dos usos;
- verifique se a borracha de vedação da panela está desgastada e, caso esteja, troque-a;
- Respeite o limite indicado na panela ao colocar os alimentos e a água dentro dela;
- acrescente os temperos e condimentos apenas após o cozimento dos alimentos, para evitar obstrução da válvula;
- respeite o tempo de permanência no fogo, indicado no manual da panela de pressão;
- observe se a válvula está funcionando normalmente, ou seja, se ela está aliviando a pressão interna da panela durante o seu uso;
- não abra a panela antes sem que toda a pressão tenha sido aliviada;
- nunca tente aliviar a pressão da panela colocando-a sob a torneira, pois isso pode gerar um choque térmico e, consequentemente, a “explosão” da panela.
Seguindo essas dicas, fazer uso da panela de pressão é muito tranquilo. Basta ter atenção, que tudo correrá bem!